terça-feira, 22 de junho de 2010

UTILIZANDO MÍDIA DIGITAL DVD ESCOLA

Nos dias atuais, trabalhar com as mídias em sala de aula se tornou uma tarefa prazerosa, alguns professores ainda resistem e não conseguem adaptar as novas tecnologias. No entanto se tornou atrativo tanto para o professor quanto para o aluno.
Conversando com os professores de geografia sobre a metodologia e os recursos utilizados para ministrarem aulas diferenciadas, os professores do Ensino Médio trabalham muito com pesquisas na internet, datashow e utilização de mapas, o que facilita o aprendizado dos alunos. Aproveitando o mês de junho onde é comemorado o meio ambiente, sugeri aos professores trabalhar os vídeos com seus alunos.
Nos vídeos mostrados podemos compreender a importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência do ser humano, plantas e animais; perceber as conseqüências da poluição das águas, do solo e do desmatamento; conhecer medidas favoráveis à preservação e conservação da natureza;
Tendo em vista a necessidade de se trabalhar questões referentes à preservação do meio ambiente, acredito que o vídeo escolhido possa ser uma excelente ferramenta para sensibilizar os alunos sobre a importância de valorizar e preservar o meio em que vivemos por meio de ações concretas.
Antes de assistirmos o filme, sugeri aos professores de geografia que introduzisse alguns questionamentos para saber qual o pensamento da turma sobre meio ambiente e sua preservação.
Em um segundo momento, assistiríamos ao vídeo e após o término do mesmo, discutir sobre o que assistimos. Pesquisar na internet medidas positivas e negativas sobre o tema em questão. Então fazer um texto coletivo para registrar as respostas encontradas, confeccionar um painel com recortes de revistas e jornais, contendo de um lado ações positivas e de outro lado ações negativas.
Para finalizar, cada um poderia fazer um desenho do que mais gostou e apresentar aos colegas dizendo os motivos de tal produção.
Por ser um tema muito amplo, poderia ser utilizado em várias aulas posteriores, explorando diversos aspectos em torno da preservação ambiental, inclusive sendo alvo de campanhas a serem desenvolvidas na escola, visitas e passeios a serem realizados.
O tema do planejamento foi bem aceito pelos professores de geografia.
Cursista: Rosilde Aires de França Maya

Um comentário:

  1. Olá Rosilde,

    Gostei da sua proposta. Acredito que se ampliar a temática para as outras áreas dá para desenvolver um trabalho brilhante.

    Parabéns!

    ResponderExcluir