Projeto Prevenção das Drogas e Sexualidade na Adolescência


1. IDENTIFICAÇÃO:

Centro de Ensino Félix Camoa

Titulo do Projeto:
Prevenção ao uso de Drogas e Sexualidade na Adolescência

Área de Atuação:
Orientação Educacional

Quem Propõe:
Elaine Cardoso Pereira
Evina Gomes Rodrigues Alves

Público Alvo:
Estudantes do Ensino Médio do CEM Félix Camoa

Período de realização:
março a dezembro/2011.

Parceiros:
Psicólogos, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Padres, Pastores, Policia Militar,
Exército/TG eSecretaria Municipal de Saúde


2. INTRODUÇÃO:

O Projeto tem por finalidade direcionar a atuação da equipe escolar juntamente com a Orientação Educacional que atende uma clientela dos diferentes níveis sociais durante o ano letivo. A clientela da escola em sua grande maioria é constituída por alunos de baixa renda. É no turno noturno onde se enfrenta o maior problema com as drogas, o que tem sido um problema que vem tomando sérias proporções a nível social e econômico na sociedade atual. É preciso prevenir de modo continuo, pois, o consumo de vários tipos de drogas tem aumentado precocemente nos jovens, gerando a violência escolar demuitos alunos que usam e comercializam dentro e nas proximidades da escola.
A proposta é atender as necessidades dos discentes estabelecendo um vínculo de confiança ajudando o adolescente no seu amadurecimento e valorização como ser humano.Faz-se necessário uma educação preventiva e de conscientização dos alunos, pais, professores, enfim, toda a comunidade escolar sobre os efeitos e consequências maléficas causadas pelo uso de drogas.
O desafio maior é trabalhar a prevenção na escola visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens quanto ao uso das drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), infecção pelo HIV, a gravidez não planejada e formar jovens multiplicadores para influenciar através do seu trabalho de orientação, informação a comunidade escolar.

3. JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de falar abertamente sobre as drogas, violência e sexualidade e de adquirir mais informações sobre os temas. Pois é importante informar aos alunos sobre os malefícios do vício da droga, violência e da prática sexual de forma irresponsável.
A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. Falar sobre drogas, porém, não basta. É preciso mostrar que a droga é algo que prejudica a saúde do indivíduo como um todo e gera a violência.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade escolar, que apresenta um elevado percentual de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais contribuindo para o aumento da violência nas escolas e sociedade. Outro tema abordado é o da sexualidade que é inerente à vida humana, e deve ser abordado para que os jovens tenham mais consciência dos seus direitos sexuaisreprodutivos e exerçam sua sexualidade plenamente e de forma responsável.


4. OBJETIVO GERAL
Contribuir para o enfrentamento da problemática do uso de drogas, da violência e da sexualidade de jovens e adolescentes da unidade escolar promovendo ações articuladas com a escola e profissionais da saúde para desenvolver a saúde integral de nosso alunado.

5. OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Sensibilizar os professores para a abordagem daquestão;
• Desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais em especial sobre a questão das drogas;
• Mobilizar a opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta;
• Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas, violência e sexualidade;
• Dialogar sobre a gravidez na adolescência e suas consequências;
• Contribuir para a redução da evasão escolar relacionada à gravidez na adolescência.
• Organizar palestras e sensibilizar os jovens para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas fazendo com que osjovens percebam o seu papel de cidadão no meio social.

6. METODOLOGIA
O método utilizado neste trabalho será através de parcerias para que possa favorecer melhoria na disciplina de sala de aula.
• Buscar parcerias com os diferentes segmentos sociais ( Psicólogo, Padres, Pastores, Policia Militar e do Exército/TG, Secretaria Municipal de Saúde) para palestrar sobre princípios e valores como a disciplina e responsabilidade social, prevenção contra o uso, o tráfico de drogas e a sexualidade para alunos, pais e professores.
• Leitura de textos e notícias atuais sobre drogas, violência e sexualidade.
• Pesquisas e debates em sala de aula sobre o assunto “drogas”
• Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida;
• Palestras com questionamentos com profissionais e ex-viciados;
• Criação e apresentação de peças teatrais e composição de poemas e musicas;
• Exibição de Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas;
• Visita à fazenda da esperança para ouvir depoimento de ex–viciados.
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7.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Palestras e contato com ex-viciados em drogas.
Pesquisas e debates em sala de aula sobre o assunto Drogas.
Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e consequências maléficas à vida.
Exibição de Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas.
Visita à fazenda da esperança para ouvir depoimento de ex–viciados.
Criação e apresentação de peças teatrais e composição de poemas e musicas de acordo com as leituras feitas.
Culminância do Projeto
As ações serão contínuas durante todo o ano letivo e deverão ser repetidas a cada ano.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação é um instrumento utilizado no desenvolvimento de ações em que vise a melhoria na questão da “indisciplina/ uso de drogas” tendo sempre em vista os objetivos previstos. Avalia, ainda compreende se os alunos foram capazes de realizaranálise crítica das regras disciplinares e suas respectivas sanções contidas no regimento escolar, investigar como alunos e professores se posiciona em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina, analisar depoimentos de alunos quanto às sanções recebidas referentes a atos de indisciplina na escola e participar de forma crítica dos debates referentes ao tema.

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Espera-se que no decorrer da realização deste projeto os alunos possam desenvolver sua autoestima e se tornem agentes multiplicadores com vínculos positivos com as pessoas, que sejam cooperadores e tenham habilidades para realizar as atividades proposta no projeto e consigam superar os fatores de risco, tais como insegurança, insatisfação com a vida e a busca pelo prazer através da informação e do envolvimento na realização das atividades.
Contaremos com o apoio dos diferentes segmentos, bem como, os profissionais da área da saúde, grêmio estudantil, serviço de orientação educacional, professores e coordenadores da unidade escolar para que os nossos alunos se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim buscar formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde de forma integral.
REFERÊNCIAS
MÓDULO, Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, Brasília: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. 286p.
Referencia Bibliográfica
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, Porto Nacional: Centro de Ensino Médio Félix Camoa. 2011.105p.

JORNAL MUNDO JOVEM,. De Cara Com As Drogas. PUCRS. 1997. PREVENÇÃO, definição, fatores relacionados à droga. Disponível em < http:// www.Obid.senad.gov.br>. Acesso em 01 mar. 2011.

Mentoras: Elaine Cardoso Pereira
Evina Gomes Rodrigues Alves
Porto Nacional - TO