segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Nos dias atuais a grande procura das tecnologias como computadores e Internet nas atividades curriculares estão sendo de grande importância, não faremos as mesmas coisas que fazíamos antes, pois estes recursos tecnológicos promovem uma dinamização da aula, a inserção de conteúdos novos além de estimular mais a curiosidade do aluno. Com a utilização de tais recursos, a atuação docente sofrerá profundas mudanças, o professor deverá adequar-se, atualizar-se constantemente, procurar interagir com o mundo, assuntos de interesse dos alunos. Quando Pedro Demo fala que o professor que não produz não pode dar aula, porque vai contar lorota, não acredito nesta afirmação, pois o professor estuda, se prepara para repassar tanto os seus conhecimentos quanto os conhecimentos editados nos livros, na internet.
Com certeza tem mudado muito a nossa atuação como docente, com o uso contínuo das tecnologias, o aluno passará a refletir mais, a buscar mais, pois como diz Pedro Demo temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios.
O professor deve ficar bastante atento para que o aluno não procure brincar, jogar ou outra prática desnecessária, afastando-se de buscar os conhecimentos que estão sendo propostos.
Cabe ao professor orientar bem esta prática para que o aluno não se perda por completo, que a use de forma adequada.
As estratégias são muitas, dentre elas cito: criação de grupos de discussão sobre temas desenvolvidos em sala de aula; a pesquisa; criação de projetos; construção de blogs; apresentação de slides com vídeos, fotos... E por aí vai... Vídeos produzidos pelo próprio aluno, etc, estas são algumas das estratégias que poderemos utilizar, além do editor de textos, cálculos, entre outros...

Cursista: Rosilde Aires de França Maya

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Reflexão do Planejamento da Atividade 3 – Plano de Aula Autoria de Objeto Hipermídia

Tema Regras do voleibol
A atividade tornou-se algo indispensável em nossas vidas. Este trabalho foi feito em parceria com o professor de educação física. Durante a aula observei que além de lúdica, contribui muito para uma qualidade de vida melhor. É uma modalidade esportiva que os alunos mais gostam o desenvolvimento da aula, deu-se de forma gratificante, houve a participação de toda a turma. No primeiro momento foram repassados sobre as regras do jogo, quais os benefícios as atividades físicas trás a nossa vida. Em seguida levamos os alunos para a quadra onde iniciamos a prática, dividindo em dois grupos, formando uma espécie de torneio e o restante da turma ficou na torcida e era a torcida muito animada.. Foi muito gratificante conhecer e trabalhar a prática esportiva na escola. Rosilde Aires

Reflexão do Plano de Aula Atividade 2 Utilizando Mídia Digital DVD Escola

Durante a aplicação do meu plano de aula, que teve como tema: Preservação do Meio Ambiente houve a participação dos professores da área de geografia, onde foram discutidas as formas de preservação, o que os alunos podem estar fazendo pra conscientizar a população sobre a preservação do meio em que vivemos.
O tema foi bem aceito por todos. Após a execução da aula pelos professores de geografia houve debate sobre o tema e logo após a professora da turma levou os alunos para o laboratório de informática para aprimorarem seus conhecimentos através de pesquisas na internet.
Ao preparar esta aula, pude observar o quanto os alunos estão se preocupando com a destruição feita pelo homem, pois as conseqüências são visíveis, o calor excessivo, as enchentes, a seca... Por isso temos que fazer nossa parte. Rosilde Aires