quinta-feira, 24 de junho de 2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

UTILIZANDO MÍDIA DIGITAL DVD ESCOLA

Nos dias atuais, trabalhar com as mídias em sala de aula se tornou uma tarefa prazerosa, alguns professores ainda resistem e não conseguem adaptar as novas tecnologias. No entanto se tornou atrativo tanto para o professor quanto para o aluno.
Conversando com os professores de geografia sobre a metodologia e os recursos utilizados para ministrarem aulas diferenciadas, os professores do Ensino Médio trabalham muito com pesquisas na internet, datashow e utilização de mapas, o que facilita o aprendizado dos alunos. Aproveitando o mês de junho onde é comemorado o meio ambiente, sugeri aos professores trabalhar os vídeos com seus alunos.
Nos vídeos mostrados podemos compreender a importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência do ser humano, plantas e animais; perceber as conseqüências da poluição das águas, do solo e do desmatamento; conhecer medidas favoráveis à preservação e conservação da natureza;
Tendo em vista a necessidade de se trabalhar questões referentes à preservação do meio ambiente, acredito que o vídeo escolhido possa ser uma excelente ferramenta para sensibilizar os alunos sobre a importância de valorizar e preservar o meio em que vivemos por meio de ações concretas.
Antes de assistirmos o filme, sugeri aos professores de geografia que introduzisse alguns questionamentos para saber qual o pensamento da turma sobre meio ambiente e sua preservação.
Em um segundo momento, assistiríamos ao vídeo e após o término do mesmo, discutir sobre o que assistimos. Pesquisar na internet medidas positivas e negativas sobre o tema em questão. Então fazer um texto coletivo para registrar as respostas encontradas, confeccionar um painel com recortes de revistas e jornais, contendo de um lado ações positivas e de outro lado ações negativas.
Para finalizar, cada um poderia fazer um desenho do que mais gostou e apresentar aos colegas dizendo os motivos de tal produção.
Por ser um tema muito amplo, poderia ser utilizado em várias aulas posteriores, explorando diversos aspectos em torno da preservação ambiental, inclusive sendo alvo de campanhas a serem desenvolvidas na escola, visitas e passeios a serem realizados.
O tema do planejamento foi bem aceito pelos professores de geografia.
Cursista: Rosilde Aires de França Maya

terça-feira, 8 de junho de 2010

Planejando atividade com material digital

PLANO INTERDICIPLINAR GEOGRAFIA E INGLÊS
CENTRO DE ENSINO FELIX CAMOA
PROFESSORAS: ROSILDE AIRES DE FRANÇA MAYA, MARILENE P. GUIMARÃES E NELCI FARIAS.
DISCIPLINAS: GEOGRAFIA E INGLÊS

CONTEÚDOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS:
Leitura com compreensão de texto jornalístico e de divulgação científica, explorar gramática com músicas ambiental, organização de palavras-chave destacadas e construção de síntese. Desdobramentos: Radio news, vídeos de conscientização.

Objetivo geral
Compreender textos musicais, jornalísticos e de divulgação científica em inglês e conscientizar sobre os males que causamos ao maio em que vivemos.

Objetivos específicos
Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos e vídeos.


Procedimentos
Importante: é necessário que os alunos tenham o texto a seguir,"Amazon Under Threat From Cleaner Air", em mãos. E assistam o vídeo para maior compreensão da gravidade do problema que é a devastação da floresta Amazônica.


Amazon
Under Threat From Cleaner Air


ScienceDaily (May
8, 2008) - The Amazon rainforest, so crucial to the Earth's climate system,
is coming under threat from cleaner air say prominent UK and Brazilian
climate scientists in the journal Nature.


The new study identifies a link between reducing sulphur dioxide emissions
from burning coal and increasing sea surface temperatures in the tropical
north Atlantic, resulting in a heightened risk of drought in the Amazon
rainforest.


The Amazon rainforest contains about one tenth of the total carbon stored
in land ecosystems and recycles a large fraction of the rainfall that
falls upon it. So any major change to its vegetation, brought about by
events like deforestation or drought, has an impact on the global climate
system.


A team from the University of Exeter, Centre for Ecology and Hydrology,
Met Office Hadley Centre and Brazilian National Institute for Space Studies
used the Met Office Hadley Centre climate-carbon model to simulate the
impacts of twenty-first century climate change on the Amazon rainforest.
They compared the model to data from the 2005 drought, which caused widespread
devastation across the Amazon basin. The researchers estimate that by
2025 a drought on this scale could happen every other year and by 2060
a drought could occur in nine out of every ten years.


Co-author Dr Matthew Collins of the Met Office Hadley Centre puts this
into context: "The rainforest is under many pressures. Direct deforestation
is the most obvious immediate threat, but climate change is also a big
issue for Amazonia. We have to deal with both if we want to safeguard
the forest."


Co-Author Dr Carlos Nobre of the Brazilian Institute for Space Research
adds: "Global warming, deforestation and increased forest fires are
all acting in synergy to reduce the resilience of the Amazonian forests."


Lead author Professor Peter Cox of the University of Exeter sums-up the
consequences of the study: "These findings are another reminder of
the complex nature of environmental change. To improve air quality and
safeguard public health, we must continue to reduce aerosol pollution,
but our study suggests that this needs to be accompanied by urgent reductions
in carbon dioxide emissions to minimize the risk of Amazon forest dieback."


This research was funded by the Natural Environment Research Council (NERC),
the UK Department for Environment, Food and Rural Affairs, and the Brazilian
Research Council.

University of Exeter (2008, May 8). Amazon Under Threat From Cleaner Air.
ScienceDaily. Retrieved May 9, 2008, from http://www.sciencedaily.com
/releases/2008/05/080507133259.htm


1) Inicialmente provoque uma "tempestade" de idéias sobre as questões ambientais que envolvem a Amazônia, em seguida peça-os que façam as leituras fazendo uso das estratégias, Skimming,Scanner e Prediction, anotando no quadro, em inglês, as palavras ou expressões que vêm à mente dos alunos quando o assunto é floresta tropical e mudanças climáticas, devastação da Amazônia e qualidade do ar.

2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.

3) A partir do título, solicite que formulem hipóteses sobre o conteúdo do texto.

4) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de nota sobre um estudo, publicada em revista científica e peça-lhes que mantenham o foco no título, na apresentação e no primeiro parágrafo.

5) Faça uma leitura em voz alta do título e da apresentação, a qual deverá ser atentamente acompanhada pelos alunos, para que reconheçam seu sentido, articulando-o às hipóteses criadas a partir do título. Auxilie-os com Wh- questions (Who, what, when, where?).

6) Forme grupos de no máximo 4 alunos e distribua para cada grupo uma folha com palavras-chave do texto, colocadas de forma aleatória:


De posse do keywords



Keywords
carbon stored risk of drought deforestation increasing sea surface
temperatures Amazon rainforest
global climate system reducing sulphur dioxide
emissions rainfall devastation climate change
safeguard public health climate change global warming safeguard the forest improve air quality
reduce aerosol pollution change to its vegetation many pressures reductions in carbon
dioxide emissions land ecosystems


7) O próximo passo é solicitar aos alunos que leiam atenta e silenciosamente o texto, localizando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno, na ordem em que aparecem. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.

8) Oriente a utilização do dicionário caso julgue necessário, e ao retomar a aula, faça com que a classe socialize as pesquisas realizadas, construindo um vocabulário com as palavras e/ou expressões que são geralmente encontradas em textos que tratem do mesmo assunto. Esse vocabulário poderá ficar afixado no mural da sala de aula e ser ilustrado com imagens sugestivas trazidas pelos alunos, com legendas em inglês e fontes devidamente citadas.

9) Peça aos alunos que construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto utilizando o vocabulário e as palavras-chave destacadas.

10) Cada grupo ao juntar essas frases terá feito um resumo, aproveitando a idéia central do texto. Isto fica facilitado se partirem de alguns desafios: o que, como, por que, em que contexto, com que resultados?

11) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para a compreensão de um texto desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.

12) Explique que as sínteses construídas devem ter um formato adequado para radio news.

13) Organize com a classe uma apresentação tipo radio news, em que um representante de cada grupo deverá ler a síntese. Incentive-os a incluírem vinhetas musicais, por exemplo. Este trabalho poderá ser realizado com auxílio do computador e também previamente gravado.

PESQUISA DE CAMPO: FAZER COM QUE OS ALUNOS PESQUISEM NO MEIO EM QUE VIVEM CAUSAS DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, PEDIR QUE FAÇAM UM FILME, PARA EXIBIR EM SALA.
É IMPORTANTE FRIZAR QUAIS SÃO AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.


www.webciencia.com/17_intro.htm
www.webciencia.com/efeito-estufa-aquecimento-global-temperatura-planeta.htm
www.mundoquente.com.br/videos/aquecimento.htm
www.youtube.com/watch?v=RN_TgaBtM0k&feature=related
http://teiaonline.blogspot.com/2009/12/musica-ambiental-3-rs-jack-johnson.html

MÚSICA AMBIENTAL: 3 R´S - JACK JOHNSON
A música composta por Jack Johnson, é discutida a importância dos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)!

Vale a pena ser trabalhada pelo professor de Inglês em sala de aula de maneira interdisciplinar com o professor de ciências!

Para saber mais a respeito dos 3 Rs, clique AQUI!
Para conferir a letra e a tradução clique em "continue lendo".


• FILME AMBIENTAL - WALL-E
O filme é muito interessante para se trabalhar a preservação ambiental!!
Ele conta a história de um robozinho q vive na Terra inabitada. No filme, os seres humanos esgotaram todos os recursos daqui e foram viver no espaço, deixando apenas lixo.
É muito divertido e merece ser trabalhado em sala! Veja o traler acima.

• MÚSICA - THREE LITTLE BIRDS - BOB MARLEY

A música de Bob Marley pode ser usada nas aulas de Inglês trabalhar temas ambientais, bem como explorar a gramática. A versão do vídeo é do Gilberto Gil!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

RELATO DE PLANEJAMENTO


Ao realizar o planejamento de geografia, com o tema “QUESTÃO AMBIENTAL”, tema que será trabalhado na semana de primeiro a cinco de junho, semana do meio ambiente, mostramos a importância de trabalhar o hipertexto ou internet.
Conversando com os professores de geografia sobre a metodologia e os recursos utilizados para ministrarem aulas diferenciadas, os professores do Ensino Médio trabalham muito com pesquisas na internet, datashow e utilização de mapas.
Ao planejar uma aula utilizando hipertexto ou internet ficou muito fácil e prazeroso, tornando-se uma atividade rica, cheia de descobertas.
Com a elaboração e aplicação do meu planejamento, percebi a importância de mais uma ferramenta tecnológica, estimulando cada vez mais o raciocínio dos alunos.
O tema do planejamento foi bem aceito pelos professores de geografia.
Rosilde Aires de França Maya