sábado, 29 de maio de 2010

Planejando atividade com hipertexto ou internet

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA
SÉRIE 2ª MB TURMA: 10 TURNO: MATUTINO
ANO: 2010

PLANEJAMENTO DE AULA

PERÍODO: 26 À 31/05/2010

OBJETIVO DA AULA: Proporcionar aos alunos conhecimento e compreensão sobre a questão ambiental – Natureza, Sociedade e Tecnologia.

EIXO NORTEADOR: Espaço geográfico: sociedade e meio ambiente

COMPETÊNCIA(S): Compreender a dinâmica da biodiversidade e dos ecossistemas para a formação da vegetação do Planeta a partir da interpretação de suas inter-relações com o clima, posicionando de maneira crítica em relação à exploração e destruição das espécies.

HABILIDADE(S): Avaliar a biodiversidade e os ecossistemas das grandes paisagens da terra , tendo em vista uma análise das catástrofes, caso não seja preservado pelas espécies.

CONTEÚDO(S): A questão ambiental – natureza, sociedade e tecnologia:
• Impactos ambientais urbanos e rurais;
• O lixo urbano e os impactos ambientais causados pela poluição.

METODOLOGIAS:
• Aula explicativa;
• Aula no laboratório de informática através de pesquisas;
• Elaboração de atividades em grupo;
• Apresentação de Seminários.


RECURSOS:
• Livro didático;
• Computador;
• Data show.


AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através de exercícios em sala de aula, seminários e a participação ativa dos grupos.

REFERÊNCIAS:
• Internet, Google, Questões Ambientais;
• Livro didático de Geografia Geral e do Brasil – Volume Único -Autores: Lúcia Marina Alves de Almeida e Tércio Barbosa Rigolin – 1ª edição – São Paulo 2007 – Editora Ática.

A Questão Ambiental

As concepções tradicionais de meio-ambiente o apresentam como uma realidade fechada em si mesma e com comportamento causal. Estas concepções por possuírem subjacentemente um conceito positivista e uma posição analítica, tomam o meio-ambiente como sendo o natural (físico e biótico) ao qual se soma, exatamente em moldes adicionais, o social. Ele é a soma de partes, onde sistema e particularidades são recíprocos e só na sua reciprocidade são cognocíveis.
O meio-ambiente não é visto como totalidade dialética, onde o biogeofísico e o sócio-econômico são os seus perfis de tensão e do possível. O meio-ambiente não é visto como sua trama vital histórico que adquire sentido através de um projeto, isto é, do trabalho e, portanto, do homem.

A questão ambiental não poderá escapar da compreensão das diferenças geradas pelo sistema produtivo, que ocasionaram este ou aquele problema ambiental, visto que desenvolvimento é entendido como implantação da ordem capitalista no seu nível material e ideológico.
Se a questão ambiental não for compreendida deste modo, não se escapará da figura tecnoburocrática que se coloca como a consciência da realidade dispondo de uma atividade racional que organiza a história, dá corpo à nação e funda o poder. Figura esta que é chamada para impor as condições daquilo que é e deve ser. É ela que, pela mediação do Estado, desperta a razão que prevê o futuro, encurta o tempo e preconiza o planejamento justificando, teoricamente, todo esse quadro e anulando a rede constituída de relações de produção e as diferenças de interesses sociais.

Os critérios de análise da problemática ambiental só terão razão de ser se revelarem, nas suas especificidades bio-geo-físicas e sócio-econômico-culturais, os dois pontos acima mencionados, ou seja, relações de produção e diferentes interesses sociais. Casos contrários não representam a realidade, mas sim, manipulam o real de acordo com os interesses de alguns.


Impactos Ambientais
Postado por Thiago Augusto em junho 11, 2009 na categoria Manifestações
Entende-se por impactos ambientais os efeitos decorrentes de alterações que sejam causadas pela ação do homem ou pelas atividades naturais, sobre o meio ambiente. Não importa se os efeitos sejam benéficos ou não, de qualquer forma as conseqüências são chamadas de impactos ambientais. Bem que gostaríamos de ler nos noticiários, matérias com relatos de algum impacto ambiental de saldo positivo, ou seja, que tenha beneficiado o meio ambiente, mas parece que isto é bastante raro, ainda que não seja impossível.

Os constantes Avanços Tecnológicos, bem como a ciência em todas as suas formas de expressão podem e devem ser utilizados em defesa do Espaço Natureza, do qual se pretende fazer uso, sempre buscando minimizar ou preferencialmente neutralizar conseqüências maléficas ao nosso planeta, que já se encontra imensamente maltratado pelas ações inescrupulosas da humanidade. Talvez quando chegarmos à consciência do quanto e de Como Nós Somos Pequenos diante da grandeza deste universo, possamos nos redimir, se ainda houver tempo.

Impacto Ambientais
Aqui no Brasil o CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente – instituiu através de sua política ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental, que nada mais é do que um instrumento com o intuito de avaliar, através de técnicas especializadas e profissionais competentes, os efeitos de toda e qualquer intervenção ao Meio Ambiente. Só depois deste detalhado estudo dos impactos ambientais, e dependendo dos resultados, é que se obtém licença para a realização do pretenso empreendimento. Da mesma forma que uma empresa publica ou privada realiza um impacto financeiro antes de realizar determinadas atividades, buscando prever situações que podem ser irreversíveis, o Estudo de Impacto Ambiental busca proteger a natureza das ambições do homem, para a segurança do próprio homem. Dependendo do tipo de empreendimento a ser construído são levados em contas os aspectos referentes à Poluição do Ar bem como a Poluição da Água dentre muitos outros aspectos que não citamos aqui.

Brasil
Algumas das atividades nas quais é exigido o EPIA – Estudo Prévio do Impacto Ambiental –, o EIA – Estudo de Impacto Ambiental e finalmente um RIMA que é um Relatório de Impacto Ambiental, além de projetos do empreendimento, previsões pertinentes, etc., são: aeroportos, estradas de rodagem, ferrovias, redes de energia elétrica, oleodutos, distritos industriais, etc. No caso de extração de petróleo, por exemplo, diversas vezes já ocorreram desastres ecológicos de gravíssimas proporções, dos quais a natureza nem sempre consegue se recuperar, ou mesmo que consiga pode levar muito tempo para isso, o que é bem diferente dos chamados Desastres Naturais, para os quais já há uma reação natural no meio ambiente. Além deste exemplo poderíamos citar muitos outros, mas enfim, o principal objetivo dos estudos dos impactos ambientais está em pesquisar sobre os possíveis danos que a natureza poderá sofrer, todas as Formas de Poluição devem ser estudadas, sempre buscando a Proteção do Meio Ambiente, afinal Preservando a Natureza estamos preservando nossas vidas.
Os impactos ambientais negativos têm aumentado de maneira intensa, provocando a destruição dos ecossistemas. Impactos ambientais são alterações do meio ambiente, causados por atividades humanas, que afetam a saúde, segurança, bem estar da população, atividades socioeconômicas, condições estéticas e sanitárias do meio ambiente. Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar os impactos ambientais causados em decorrência do rompimento da Barragem de Camará no município de Alagoa Grande / PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada no período de setembro/2004 a junho/2005. Os dados foram coletados por meio de análise de fotografias, observação direta e entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa através da triangulação. O rompimento da Barragem de Camará, devido a falhas em sua construção, trouxe diversos impactos negativos, como: perda de bens materiais, de imóveis, do patrimônio público, da reserva hídrica, a morte de animais e de seres humanos, desequilíbrios emocionais, econômicos, ecológicos e agrícolas; e como impacto positivo, a solidariedade. Várias espécies animais e vegetais foram afetadas. Os setores mais atingidos pelo desequilíbrio econômico foram o comércio e a agricultura. Os impactos culturais foram a destruição da biblioteca e de algumas escolas municipais e prédios. Os impactos negativos causados requerem a urgência do pagamento das indenizações à população atingida, visando a reconstrução da cidade e amenização do trauma psicológico. É preciso motivar a realização de Educação Ambiental no município, no sentido de fomentar mudanças e resgate da auto-estima.
O lixo urbano e os impactos ambientais causados pela poluição
* Lixo urbano - É o lixo produzido pelas pessoas na rua, é formado em sua maioria por embalagens (plástico e papel), jornais, panfletos publicitários e outros. Esse lixo deveria ser jogado em lixeira, mas graça a omissão de governos municipais que não instalam lixeiras associada a falta de conscientização da população, podemos encontrar lixo em muitas ruas, de varias cidades brasileiras. Esse lixo ameaça é saúde pois atrai ratos e insetos que podem transmitir doenças, assim como pode entupir bueiros causando enchentes, já bastante conhecidas no período do verão.

* Lixo domiciliar - Cotem produtos variados , conforme o poder aquisitivo e o grau de consumo dos moradores locais . O lixo domiciliar pode ser : orgânico e inorgânico.

* Lixo industrial - É formado por resíduos de atividades industriais , esse tipo de lixo é responsável por muitos impactos ambientais

* Lixo comercial - È formado por residuos de restaurantes , açougues , lanchonetes , escritórios , lojas , hotéis m etc . Além de alimentos , contém papel , papelão , plástico , embalagens de madeira , vidro , etc .

* Lixos que merecem atenção especial - Existem lixos que merecem atenção especial , são eles: lixo hospitalar , lixo publico e o lixo atômico .

sábado, 22 de maio de 2010

sábado, 15 de maio de 2010

Unidade_2_percepcoes_hipertexto_rosildeaires

ATIVIDADE 1
NAVEGANDO EM HIPERTEXTO SOBRE HIPERTEXTO
Ao verificar a atividade 1 o que é hipertexto, fiquei sabendo o seu conceito que hipertexto são textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes sendo um o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. As primeiras manifestações hipertextuais ocorrem através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Após esta pesquisa realizada na internet, pude observar a importancia de um hipertexto, achei muito interessante trabalhar com esta ferramenta, navegando e realizando suas pesquisas, não perdendo o sentido no que está fazendo e ao mesmo tempo você vai descobrindo coisas interessantes.
Cursista: Rosilde Aires de França Maya

sábado, 1 de maio de 2010

Conhecendo as tecnologias da escola e descobrindo recursos educacionais no cyberespaço

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
Ensinando e Aprendendo com as TIC

Aluna: Rosilde Aires de França Maya
Unidade Escolar:CEM FÉLIX CAMOA


ATIVIDADE 03

Conhecendo as tecnologias da escola e descobrindo recursos educacionais no cyberespaço.


Sites encontrados:
www.planetadelphi.com.br
www.portaldoprofessor.mec.gov.br/links
www.tvescola.mec.gov.br
www.oficinadanet.com.br
www.dominiopublico.gov.br/pesquisa
www.ramosdainformatica.com.br
www.pt.wikipedia.org.wiki/geografia
www.clubedohardware.com.br
www.guiadohardware.net
www.download-de-videos.com